Publicado em: Pecuária

Inscrições ainda estão abertas para Expoinel

 

Entre os dias 21 de setembro e 1º de outubro, Uberaba (MG) volta a ser palco das mais aguardadas exposição das raças nelore, gir leiteiro e brahman: a Expoinel Nacional, ExpoGil e ExpoBrahman 2017. A entrada dos animais já começou e as inscrições estão encerradas para a ExpoGil e ExpoBrahman, mas para a Expoinel as inscrições continuam até dia 22 de setembro (próxima sexta).

A Expoinel 2017, que fecha o ano-calendário de exposições da ACNB, é obrigatória para criadores e expositores que disputam os Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho. Com isso, estarão em pista os principais criatórios e os melhores animais da raça na atualidade. Muitos campeonatos dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho serão decididos com os resultados da Expoinel.

“Animais julgados e premiados durante a Expoinel têm valorização imediata para seus criatórios. A cada ano a pista de julgamentos de Uberaba é consagrada nacionalmente, demonstrando a excelência da raça obtida por meio do melhoramento genético e nutrição animal. Vamos fazer mais um novo e grande evento para reunir os amigos criadores em prol da valorização do Nelore”, afirma Renato Barcellos, presidente da ACNB.

Já a ExpoBrahman 2017 será realizada de 25 de setembro a 1º de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, com uma programação que engloba disputas em pista, leilões, capacitação profissional e projeto educativo para as crianças. Como já é tradição na feira, a ExpoBrahman terá dois tipos de disputa. O julgamento de pista terá início no dia 28 de setembro e o Grande Campeonato será no dia 1º de outubro. No dia 29, será a vez da disputa do julgamento Brahman a Campo, com o Grande Campeonato agendado para 30 de setembro. Os dois julgamentos serão conduzidos pelo jurado Izarico Camilo Neto. Os animais darão entrada no Parque Fernando Costa nos dias 25 e 26 de setembro. No dia 27 acontece a pesagem oficial.

A 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro 2017 é promovida de 24 a 30 de novembro. O concurso leiteiro começa às 14 horas no dia 24, e termina dia 27, no mesmo horário. Já o julgamento começa da 28 (quinta) e vai até dia 30 (sábado).