Publicado em: Pecuária

Pista de julgamentos da Expoinel 2017 é palco para mais premiações

Ronda Cristal, do Expositor CRL Agropecuária, Nali IDM, da Rima Agroflorestal e Passarela Cristal, da Cristal Agropecuária, foram alguns dos premiados 

Os jurados estão tendo muito trabalho para definir os melhores animais da raça Nelore, devido ao altíssimo padrão genético verificado na pista de julgamentos da Expoinel 2017. A exposição, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), acontece até o próximo domingo (01/10), no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

Até o fim do dia 27 (quarta-feira), o expositor CRL Agropecuária, liderava a classificação parcial da exposição. Seguido de Mauro Christianini e Agropecuária Vila dos Pinheiros, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Até o momento, a CRL conquistou o primeiro lugar de cinco diferentes campeonatos. Quarta-feira (27), levou a taça de Novilha Menor com Ronda Cristal.

Já a Agropecuária Vila dos Pinheiros segue na liderança da classificação parcial dos Criadores, seguido da Jatobá Agricultura e Pecuária e da Rima Agroflorestal. A fêmea Bélgica 8 FIV da 3R é primeiro lugar na classificação parcial de Matrizes e, Kaiak TE Mafra, lidera entre os Reprodutores, ambos pertencem ao expositor CRL Agropecuária. Kaiak também é primeiro lugar entre os Reprodutores Nova Geração.

No terceiro dia de julgamentos também foi definida a Campeã Novilha Maior. Nali IDM, do expositor Rima Agroflorestal o primeiro prêmio, seguida de Thamara FIV Integral, da CRL Agropecuária, como Reservada Campeã e Empresa FIV, do expositor Rima Agroflorestal, em terceiro lugar.

Os julgamentos de Nelore seguem até domingo. Já o julgamento do Nelore Mocho começa na próxima sexta-feira. Ao todo, serão avaliados mais de 750 animais em Uberaba/MG. Vale lembrar, que a Expoinel 2017, que fecha o ano-calendário de exposições da ACNB, é etapa obrigatória para criadores e expositores que disputam os Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho. 

Os Grandes Campeonatos da Expoinel 2017 ocorrerão na manhã do dia 1° de outubro, com as premiações de: Melhor Expositor, Melhor Criador, Grande Campeã, Grande Campeão e seus respectivos Reservados, Nelore e Nelore Mocho. As premiações aos melhores da ExpoBrahman e ExpoGil, que ocorrem simultaneamente à Expoinel, também serão entregues nesta ocasião.

Assim como nos anos anteriores, a Expoinel também está sediando as Exposições Nacionais das raças Brahman (ExpoBrahman) e Gir Leiteiro (ExpoGil), promovidas respectivamente pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL). Pela prim eira vez, será realizado durante a Expoinel um Concurso Leiteiro das raças Guzerá e Guzolando, promovido pela Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB).

Mais informações sobre a Expoinel estão disponíveis no site da Nelore do Brasil, confira no link: http://nelore.org.br/Expoinel

Fonte: Imprensa ACNB | Lu Villar

Foto: Carlos Lopes