Publicado em: Pecuária

Novidades colocam gir em evidência

Raça recebe novos investimentos através da Assogir, que completa 62 anos em 2018

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Gir (Assogir) foi fundada em maio de 1956, completando 62 anos de trabalhos em prol da raça em 2018. O objetivo, desde a fundação até os dias atuais, é a defesa dos interesses de criadores de gir de todo o território nacional e a divulgação das vantagens da raça de dupla aptidão.

Esse ano, a entidade passa por um momento de boas expectativas e renovação. O criador e investidor da raça, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) José Luiz Junqueira Barros é o novo presidente da Assogir, tendo assumido o cargo em fevereiro. Bi Junqueira, como é conhecido no setor, já chegou promovendo mudanças e define o momento como “uma reinauguração da Assogir”.

“Nosso objetivo é renovar, fortalecer a raça e a associação, ajudando os criadores, disponibilizando material genético e suporte técnico, além do que for necessário para o desenvolvimento do gir em todo país”, conta o presidente, que iniciou sua seleção da raça em 2001, e é proprietário da Fazenda Café Velho, no município de Cravinhos (SP).

A partir de agora, a sede da entidade, em Uberaba (MG), estará aberta todos os dias da semana para receber os associados e dar suporte técnico e promocional. Durante a ExpoZebu, a casa do gir estave especialmente aberta e pronta para receber a todos os criadores e interessados na raça, com objetivo de divulgá-la. No dia 2 de maio, às 12 horas, a entidade promoveu a reinauguração do espaço dedicado à raça dentro do Parque Fernando Costa, na sede da Assogir, em frente ao restaurante Cupim Grill. O presidente da ABCZ Arnaldo Borges marcou presença, e todas as associações de todas as raças zebuínas também foram convidadas.