Publicado em: Pecuária

Belo Horizonte sedia mais uma edição da Megaleite

 

A exposição terá quase 2 mil animais de seis raças leiteiras e deve receber visitantes de vários países

 

Mais uma vez a capital mineira sediará uma edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), que neste ano acontecerá de 20 a 23 de junho, no Parque da Gameleira. A expectativa é de que a feira receba cerca de 1.700 animais das raças leiteiras Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Pardo-Suíço, Jersey e Guzerá e sediará a 29ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, a 10ª Exposição e Torneio Leiteiro Internacional do Gir Leiteiro, o 2º Circuito Nacional da Raça Holandesa – Etapa Mineira 2018, a 34ª Exposição Nacional da Raça Pardo-Suíça – 80 Anos da ABCGPS, o Circuito Nacional da Raça Jersey 2018 – Etapa Megaleite e o Concurso Leiteiro e Mostra de Guzerá e Guzolando da Megaleite 2018.

A abertura oficial do evento será no dia 20 de junho, a partir das 9h, e contará com a presença de diversas autoridades políticas, dentre elas o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, lideranças do setor e criadores de várias regiões e países. Durante a solenidade, haverá a entrega do Mérito Girolando que neste ano terá como homenageados Roberta Bertin Barros (categoria Mulher), Roberto Pimentel de Mesquita (categoria Criador), Geraldo de Carvalho Borges (categoria Personalidade do Ano), Horácio Moreira Dias (categoria Produtor de Leite), Alex Lima Alves (categoria Jovem Criador) e Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges (categoria Liderança Nacional).

Leilões - Na parte de negócios, o evento terá nove leilões. A agenda será aberta no dia 18 de junho pelo 3º Leilão Noite do Girolando, a partir das 20h, no Tatersal 2 do Parque da Gameleira, e sob o comando da leiloeira Realiza. O Leilão Virtual Núcleo Girolando das Gerais será às 20h, com transmissão pela Remate Web. No dia 19 de junho será a vez do 3º Leilão Noite das Campeãs, a partir das 20h, no Tatersal 2. A leiloeira também será a Realiza. No dia 20 acontecerá o Leilão Virtual Fabuloso Gir Leiteiro do Basa e o Meio Sangue Plus, com transmissão pelo Canal Rural, e sob a responsabilidade da leiloeira Programa. No dia 21, às 14h, ocorrerá o Leilão Mega Genética – Faz. Quilombo/Mutum/Vila Rica, com oferta de animais Girolando e Gir Leiteiro, no Tatersal 2. A leiloeira será a Programa e a transmissão pela Remate Web. Às 20h acontecerá o Leilão Gir Leiteiro Fazenda Brasília, no Tatersal 1 do Parque da Gameleira, sob o comando da leiloeira Programa e transmissão pelo Canal Rural Web. Também às 20h ocorrerá o 6º Leilão Divas do Girolando no Tatersal 2. A leiloeira é a Programa. No dia 22 de junho, dois pregões encerrarão a agenda da Megaleite. Às 14h será realizado o Leilão Elo de Minas – Faz. Santa Luzia/Congonhas/Xapetuba, com oferta de Girolando e Gir Leiteiro, no Tatersal 2. A leiloeira é a Programa e a transmissão será pela Remate Web. Às 20h acontecerá o 11º Leilão Gir Leiteiro 2B e Convidados, também com oferta de Gir Leiteiro e Girolando, no Tatersal 1. A leiloeira será a Programa.

Clubinho Girolando- Para despertar o interesse de crianças e adolescentes sobre a pecuária leiteira, será promovido entre os dias 21 e 23 de junho, o "Clubinho Girolando". O curso faz parte da programação oficial da Megaleite 2018, principal exposição do setor leiteiro que ocorrerá no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Serão ministradas palestras sobre a raça e sobre a pecuária leiteira. Também haverá uma parte prática sobre manejo e preparação de animais para exposições, sob a coordenação do instrutor Cláudio de Freitas Natel, da CT Agrovap Ltda. Ao final do curso, os participantes receberão uma premiação. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de junho ou até o preenchimento do total das vagas disponíveis e devem ser feitas por telefone 12 - 99612-0018 (falar com Cláudio Natel) ou pelo e-mail claudio.natel@hotmail.com. Serão disponibilizadas 15 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.

Mercado internacional - Com o aquecimento do mercado de genética leiteira, a expectativa é de que a 15ª edição da feira receba comitivas de vários países. O Brazilian Girolando terá um estande no recinto para apresentar aos grupos estrangeiros as inovações, produtos e serviços das empresas e fazendas associadas ao projeto. O Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) também terá, neste ano, um espaço exclusivo para que os criadores tirem dúvidas sobre as ferramentas de seleção do programa. Serão lançadas as novas edições dos Sumários de Touros e de Vacas, do Ranking Nacional de Girolando da modalidade “Rebanho” e do Ranking Estadual de Exposições. Também será entregue o prêmio “Girolando no Topo” para os maiores vendedores de sêmen da raça das centrais ABS Pecplan, Alta Genetics, CRI Genética, CRV Lagoa e Semex Brasil que são participantes do Fundo de Investimento do PMGG.

 

Sobre Megaleite 2018

A Megaleite 2018 tem o fomento do Governo de Minas e da Codemge, o apoio da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Caixa, da Embrapa Gado de Leite, da FAEMG, da Emater, do IMA, da Epamig, da Belotur, da Prefeitura de Belo Horizonte, do Copa Airlines e da BH Aiport. A feira também conta com a Parceria Premium da Embaré e Parceria Master das empresas Real H, Allflex, Rehagro, Zoetis, Tortuga DSM, MF Rural, Agener-União, Ourofino Saúde Animal, Agroceres Multimix, De Heus, além dos canais Master Canal Rural e Terraviva.

 

Informações: www.megaleite.com.br

Fonte: Larissa Vieira