Publicado em: Pecuária

 

O principal evento do ano para a raça terá dois dias de julgamento, leilão e pela primeira vez uma avaliação interativa que reunirá técnicos, criadores e interessados na raça.

 

O momento aquecido da pecuária levou a antecipação do principal encontro dos criadores da raça Simental. Com data marcada para 10 a 14 de abril, durante a ExpoAgro de Itapetininga (SP) será realizada a 27ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil.

“O mercado está otimista o que motiva os criadores”, reconhece o presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, Alan Fraga. Segundo ele, com um perfil mais profissional, o pecuarista busca por raças especializadas, como o Simental, para que possa atingir suas metas de produção. “Por sua dupla aptidão, ou seja, alta musculosidade com boa produção de leite, o Simental é um animal muito valorizado e que responde bem ao projeto de cada criador”, explica Fraga sobre o uso da raça. “Em pesquisa recente, tivemos a comprovação da qualidade de carne do animal cruzado Simental”, comenta referindo-se a trabalho feito pela Unesp de Botucatu, SP, que concluiu que a quantidade de gordura, maciez e boa aceitação da análise sensorial fazem da carne do Simental um produto classificado como superior, na escala de Qualidade e Certificação da Carne (LCC).

 

Toda essa qualidade obtida pelo melhoramento genético poderá ser apreciada na exposição. Em sua 27ª edição, a Nacional do Simental é um dos eventos mais tradicionais entre os criadores de raças taurinas puras, “mostrando a solidez da raça e a força dos criadores dos diversos estados do Brasil”, diz Fraga. A mostra desse ano, que acontece pela primeira vez em Itapetininga, SP, pretende reunir 250 animais de mais de 30 criadores de todo o País.

 

Novidades - Além do julgamento tradicional, uma inovação da nacional será a “avaliação global da raça Simental”. De forma interativa os criadores, técnicos e interessados pela raça serão protagonistas na avaliação dos animais. “É uma ação que leva ainda mais conhecimento sobre a raça, além do network e valorização da cadeia produtiva”, explica Fraga. Isso é possível, pois os participantes recebem dados diversos do animal que o subsidiam nas análises, além de seus conhecimentos próprios e conversa entre os participantes. Outra estreia será a 1ª. Exposição Nacional Gado Simlandês para anteder ao mercado de fêmeas para leite. O Simlandês é fruto do cruzamento entre o Simental e o Holandês e se mostra uma alternativa lucrativa para produtores que demandam uma boa produção, superior a 25 litros a pasto, além de venda de bezerros pesados.

 

Canal de vendas – Com oferta de 25 lotes será organizado pelo Núcleo Simental Sudoeste Paulista o Leilão Simental Dupla Aptidão. Com fêmeas puras e cruzadas o objetivo é atender aos produtores de leite com genética de matrizes com produção comprovada.  O leilão será realizado no dia 13 de abril, a partir das 20 horas sob o comando da Nova Leilões. A assessoria técnica e organização é de Paulo Tonin e Adib Dau Neto.

 

Sobre o Simental - A Raça Simental, tem origem na Suiça, mas o interesse econômico e a facilidade de criação logo fez com que ultrapasse as fronteiras. Outros países como Alemanha, África do Sul, Áustria, Brasil, Canadá, França e Itália entre outros passaram a desenvolver linhagens próprias. Hoje o Simental é uma raça cosmopolita, presente em todos os continentes. De seu cruzamento com as raças zebuínas há o Simbrasil. De sua cruza com o Holandês, deriva o Simlandês. O controle e fomento das raças no Brasil é feito pela Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil.

.

 

Agenda da Nacional do Simental

DATA

PROGRAMAÇÃO

09 e 10/04

 

Entrada dos Animais

11/04

 

Data Base – Pesagem

Ultrassom

12/04

 

Julgamento Simental,

Simental Dupla Aptidão e

Simbrasil

13/04

 

Julgamento Simlandês e

Avaliação Global da Raça Simental

 

Leilão Dupla Aptidão do Núcleo Sudoeste Paulista – 20h.

14/04

Saída dos animais

 

Informações:

simental@simentalsimbrasil.org.br

www.simentalsimbrasil.org.br