Publicado em: Pecuária

Adaptar os animais ao manejo da fazenda é o ideal para maximizar a produção

 

A estação de monta é uma das épocas mais importantes do calendário pecuário, período onde os touros são expostos às fêmeas em reprodução. A principal vantagem é concentrar as datas de partos e demais operações como desmama e vacinações em momentos mais propícios, o que facilita o manejo do rebanho. 

Para que a estação de monta tenha o resultado esperado, é preciso realiza-la na época com maior fartura e qualidade de pastagem, o que no Brasil central geralmente ocorre entre outubro e março. Nesta data, os reprodutores precisam estar preparados e adaptados as condições da propriedade. 

“A aquisição dos animais para o período de monta deve ser feita algum tempo antes, para que os reprodutores possam ser submetidos as avaliações necessárias, selecionando os indivíduos férteis e substituindo os demais. No momento da compra, é preciso estar atento a condição destes animais, que precisarão responder com a produtividade a pasto”, enfatiza Rogério Rosalin, zootecnista e gerente da Fazenda 3R. 

Pensando em fornecer animais ideais para esse período do ano, no próximo dia 21 de junho, as 19 horas, a Fazenda 3R localizada na região do Figueirão, norte de Mato Grosso do Sul, realiza seu leilão anual de touros, animais provados, com altos índices de produtividade e principalmente com as características funcionais que atendem aos padrões da raça. 

“Ofertaremos mais de 70 animais avaliados por um dos mais importantes programas melhoramento genético do país, o Geneplus. Touros com alta pressão genética e que são atualmente a ferramenta indispensável para produzirmos o bezerro de qualidade da 3R”, ressalta Rubens Catenacci, proprietário da 3R. 

Além dos touros, a 3R ofertará no dia seguinte, 22 de junho, às 11 horas, mais de 4 mil animais para cria, recria e engorda, ideais para quem busca precocidade, rusticidade e qualidade.

            “No primeiro dia os pais, no segundo dia os filhos, a tradução do nosso trabalho disponível para quem quiser melhorar e aumentar a produção da fazenda”, finaliza Rubens.

            Os remates serão transmitidos pelo canal do Boi e organizados pela Estância Bahia. Mais informações pelo fone (67) 3045 0060 e (67) 9964 1085.

 Mayara Martins
RICA - Soluções em Agronegócio