Expoinel Nacional em edição histórica no Espírito Santo

Expoinel Nacional em edição histórica no
Espírito Santo

Fazenda Paraíso sediou pela primeira vez a Expoinel Nacional, que apresentou em pista o melhor das raças Nelore e Nelore Mocho

 49º edição da Exposição Nacional de Nelore (Expoinel) movimentou as terras capixabas entre os dias 14 e 20 de setembro.  O evento, ocorrido na Fazenda Paraíso, em Vila Velha/ES, marcou o encerramento do Ranking Nacional promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A Nelore Heringer foi a anfitriã do grandioso evento, garantindo a realização da Expoinel mesmo em um ano em que a pandemia do Covid-19 inviabilizou a maior parte das exposições pecuárias. 

Na pista da Fazenda Paraíso, concorreram 274 animais de vários criatórios brasileiros, sendo 227 Nelore e 47 Nelore Mocho. O julgamento ficou a cargo do jurado Ricardo Gomes de Lima. O título de Grande Campeã Nelore da Expoinel 2020 foi conquistado por Rima FIV Prairie, da Rima Agropecuária. A Reservada Grande Campeã foi  Viatina-19 FIV Mara Moveis, do expositor Irmãos Bonfiglioli. O Grande Campeão Nelore foi Roque FIV Giber, de Eduardo R. Lucente e outros cond. O Reservado Grande Campeão foi Asttuto FIV Brun, da CRL Agropecuária.

Os Grandes Campeões da raça Nelore Mocho foram Ipanema FIV Angico e Jong FIV Angico. Os reservados de Grande foi a Linda FIV Angico, e o Reservado de Grande foi o Leon FIV Angico, todos de propriedade da Fazenda Angico, de Udelson Nunes Franco.

A CRL Agropecuária levou para casa o título de Melhor Expositor Nelore e Campeão Supremo. Já o Melhor Criador Nelore foi a Rima Agropecuária. Na categoria Melhor Expositor e Criador Nelore Mocho, os prêmios ficaram também com o Sr. Udelson Nunes Franco.  

Os julgamentos foram transmitidos ao vivo e online pelo Facebook e Youtube da ACNB e também pelo Lance Rural. Já os Grandes Campeonatos foram transmitidos pelo Canal do Criador. “O público, desta vez, não esteve presente, mas, pode acompanhar virtualmente, em tempo real, no conforto e segurança das suas residências. O evento foi muito bem organizado e seguiu todas as recomendações sanitárias exigidas. Estamos felizes com o resultado. Afinal de contas, o agro não pode parar e a pecuária também não”, afirma o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou a importância para o estado sediar um grande evento pecuário, como a Expoinel. “Sabemos da importância de uma feira como essa para o melhoramento genético da raça, além de promover geração de emprego e renda que é um dos principais papeis do agronegócio”, ressalta o governador. Já Victor Miranda, da Nelore Heringer e atual diretor da ACNB, destacou que foi gratificante contribuir com a raça e com a realização da Expoinel Nacional no Espírito Santo “Sempre que precisar estaremos a disposição para recebê-los novamente”, afirma.

Realizada pela ACNB em parceria com a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), a Expoinel teve o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fertilizantes Heringer, DSM Tortuga e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Governo do Estado do Espírito Santo e Prefeitura de Vila Velha.

Circuito Nelore de Qualidade

Paralelo aos eventos da Expoinel, a ACNB e a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) anunciam os vencedores da 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 3 e 4 de setembro, no frigorífico Frisa, em Colatina (ES). “Avaliamos 486 animais, sendo 456 machos e 30 fêmeas. Entre os machos, o destaque foi a precocidade e a cobertura de gordura dos animais, sendo que 96,7% dos animais tinham até 2 dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade) e 96,5% tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme. Além disso, 99% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média geral de 21,8 arrobas”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação.

Os animais da Heringer mais uma vez foram destaque do Circuito. O Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa foi de Dalton Dias Heringer, da Fazenda Horizonte (Pinheiro/ES), que recebeu a Medalha de Ouro, e assumiu a liderança parcial do Campeonato Nacional de Melhor Lote de Carcaças de Machos. “Participamos do Circuito há mais de 10 anos. Ganhamos a maioria das etapas no Espírito Santo e trabalhamos com o objetivo de estar em primeiro lugar em nível nacional. O Circuito demonstra qualidade, acabamento de carcaça e qualidade da carne para exportar para a União Europeia ou qualquer país do mundo. Além de saber que estamos contribuindo para valorizar o Nelore, mostrando sua maciez, cobertura de gordura e carne saborosa, e comprovar que é possível fazer animais com 20 meses e com 23 arrobas, como foi o caso do nosso lote, em Colatina”, avalia o pecuarista Victor Miranda, do Nelore Heringer. 

Batida do martelo

Outro evento que movimentou os criadores de Nelore foi o IX Leilão Nelore Heringer de Touros Provados, ocorrido de forma virtual no dia 3 de outubro e sob a organização da Fazenda Paraíso, do Nelore Heringer. A transmissão foi do Canal do Boi e Remate Web. 

Foram ofertados 140 touros Nelore PO provados CEP e CEIP; 160 fêmeas Nelore PO prenhes 100% IA; 600 bezerros e 500 bezerras Nelore “cara limpa” e meio-sangue Aberdeen Angus, além de 200 novilhas cara limpa prenhes e inseminadas IA e 10 touros Tabapuã PO provados. “Foi um leilão maravilhoso, com médias expressivas e lances ofertados de todo o Brasil. Obtivemos uma média de R$16 mil com os touros e com as fêmeas de R$10,5 mil. O leilão teve 100% liquidez e superou todas as expectativas”, destaca o gerente pecuário do Nelore Heringer, Victor Paulo Silva Miranda.

Segundo ele, os touros colocados à venda no leilão são filhos dos principais líderes do sumário, ou seja, genética Deca 1, todos bem avaliados e vistoriados por dois programas de melhoramento genético (PMGZ e Cia de Melhoramento/CEIP). As novilhas ofertadas prenhas dos touros líderes de sumário, muito bem avaliadas, com alta avaliação genética e índice ABCZ que comprova o comprometimento da Nelore Heringer com seus clientes.

 
Rolar para cima