NELORE MOCHO EM GENÉTICA DE EXCELÊNCIA

O mercado reconhece o trabalho de seleção do Nelore Mocho DACAR

O bom momento da pecuária de corte, com a arroba bem valorizada e exportações firmes, acentuou ainda mais a procura por genética melhoradora, favorecendo criatórios com seleção consolidada no mercado. É o caso do Nelore DACAR, sediado em Santa Maria da Serra/SP e conduzido pela pecuarista Dalila Botelho de Moraes Toledo,
conhecida internacionalmente pela sua competência, dedicação e trabalho sério, a criadora octacampeã transformou seu amor pelo nelore mocho em genética de excelência. Dalila construiu um legado histórico e inquestionável na pecuária de seleção. Não existe registro de outro criador ou expositor que tenha ganho tantos títulos consecutivos no Ranking da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Foram oito anos recebendo a honraria dupla de Melhor Criador e Melhor Expositor de Nelore Mocho, além dos inúmeros prêmios individuais pelos seus animais. “Neste último ano, investimos na ampliação do rebanho, elevando significativamente o número de transferências de embriões realizadas. Para isso, acasalamos nossas doadoras com sêmen de touros bem avaliados, como Calibre FIV Camparino e Vencius RG. A bezerrada tem mostrado muita qualidade, boa padronização e excelente desempenho”, garante a criadora. A venda de touros do Nelore DACAR também cresceu, assim como a de sêmen dos reprodutores do criatório. Entre os mais procurados está o touro Anhembi DACAR, que é REM USP na Tida DACAR (Napoleão da SM), o único da raça Nelore Mocho a ser classificado no PNAT 2020. “Estamos entregando nossos tourinhos com idade media de 16 a 18 meses, peso médio de 550 kg e já servindo com andrológico apto”, comemora Dalila.
Segundo ela, a nova geração têm se despontado como grandes promessas de pista e já estão sendo preparados para competir nos principais eventos da raça assim que as exposições forem retomadas. “O reconhecimento do mercado prova que os investimentos em novas tecnologias e em melhoramento genético foram decisões acertadas. Estamos fornecendo uma genética de resultado para todo o país”, assegura Dalila.

As fêmeas do criatório também vêm se destacando. No Prêmio Claudio Sabino de Carvalho, concedido pela ABCZ á matrizes que apresentaram altos índices de fertilidade, com boa idade ao primeiro parto e intervalo entre partos, aliados a avaliação genética positiva, a nossa Matriz Odalisa DACAR sagrou-se bicampeã da prova.

O potencial do Nelore Mocho


 
O rebanho de animais registrados da raça vem crescendo a cada ano, atingindo 864.757 Registros Genealógicos Definitivos (RGD) desde quando foi instituído em 1961. O crescimento de 2020 em relação a 2019 foi de quase 30%, segundo dados da ABCZ.

Assim como na raça Nelore, o Nelore Mocho se caracteriza, de um modo geral, por animais de porte médio a grande, de pelagem branca, cinza ou manchada de cinza, rústicos, resistentes a ectoparasitas. Os touros apresentam elevada longevidade reprodutiva e as fêmeas apresentam elevado índice de fertilidade e excelente habilidade materna, uma característica muito importante em sistemas de criação a pasto.

No Brasil, a variedade mocha teve origem em Goiás. A ausência de chifres é uma grande vantagem no manejo do gado e o uso de touros mochos em acasalamentos permite o nascimento de um grande número de bezerros mochos, já que essa é uma característica dominante. Os animais têm demonstrado excelente ganho de peso e se destacado nas mais diversas provas zootécnicas.

QUEM CONHECE, GARANTE E INVESTE NA GENÉTICA DACAR

Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges
O Nelore Mocho está vivendo um momento especial!

A cada dia vemos a valorização crescente dos reprodutores nos leilões e isso se deve à uniformidade que o touro mocho transmite à sua progênie, nas características raciais e no excelente acabamento de carcaça.

Essas qualidades têm sido destaque tanto na pecuária seletiva quanto na comercial.

A raça tem crescido também em países como a Bolívia, Paraguai e México, todos utilizando material genético do Brasil.

Um dos rebanhos que tem contribuído muito para este momento e estas qualidades é o do Nelore Mocho DACAR.

O trabalho sério e criterioso desenvolvido por D. Dalila apresenta animais muito bem caracterizados e com excelente capacidade produtiva e reprodutiva!

É também um rebanho de destaque no Ranking da ACNB, conquistando por várias vezes o Mérito de Melhor Criador e Expositor.

Em 2018, durante a ExpoZebu, na comemoração dos 80 anos do Registro Genealógico, D. Dalila foi homenageada, merecidamente, com o Mérito ABCZ.

Lauro Fraga
Gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ

 

“Desde 2016, ano em que teve os dois primeiros exemplares da raça Nelore Mocho classificados no programa, até a atualidade, dez touros Nelore Mocho já foram classificados, sendo três destes do Nelore DACAR, São eles: SJD 1400 Robocop DACAR, SJD 1651 Timoteo DACAR (PNAT 2018), SJD 2051 Anhembi DACAR (PNAT 2020). Nas feiras Pró-Genética existe uma grande demanda pela raça Nelore Mocha. Além dos rebanhos de corte que usam o Nelore Mocho, há um percentual bem representativo de criadores de leite que gostam de usar touros de corte e o Nelore Mocho atende muito bem essa demanda para produzir animais mochos e dóceis e com muita vitalidade, proporcionando maior número de bezerros desmamados pela capacidade de sobrevivência do Nelore, e um bezerro que não precisa ser descornado.”

Pedro Araújo
Gerente Comercial da Central Bela Vista

“A raça Nelore Mocho vem numa crescente muito grande e isso pode ser percebido pelos números da ASBIA. A raça que cresceu em 60% o número de doses de sêmen vendidas na comparação 2019/2020. Essa grande procura também foi registrada na Central Bela Vista, com um aumento de criadores buscando por touros Nelore Mocho de todas as centrais do Brasil que são nossos clientes, e também o aumento de procura por industrialização de doses próprias dos clientes na prestação de serviço de quem compra o touro e quer congelar para uso próprio. Hoje, temos diversos animais Nelore Mocho dentro da central e o Anhembi DACAR é um deles. Ele vem se destacando na produção e já produziu mais de duas mil doses de sêmen. Possui um pedigree muito interessante. De bom fenótipo e morfologia, moderno, musculoso, comprido e com uma caracterização racial que chama muito atenção. Prova disso, é a grande procura por distribuição de doses dele no PNAT.”

João da Goya
A Goya Agropecuária seleciona a raça Nelore Mocho no Brasil e no Paraguai

 

Dalila, carinhosamente chamada de Rainha do Nelore Mocho, é um exemplo de pessoa, grande incentivadora e não mede esforços para representar bem nossa raça, levando o melhor do Nelore Mocho para toda América. Sinto-me orgulhoso por poder participar da evolução da raça ao lado dessa baluarte do Nelore Mocho.

Ricardo Abreu
Gerente de Fomento dos programas de melhoramento genético da ABCZ

 

“O trabalho de seleção do Nelore Mocho da dona Dalila representa o que nós temos de mais moderno dentro de um rebanho da raça, pois alia as características de funcionalidade e de padrão racial com a carcaça moderna. Tudo isso comprovado com os ótimos resultados dos animais do Nelore DACAR dentro do Sumário do PMGZ. As matrizes e fêmeas são muito bem avaliadas dentro do Índice ABCZ e os touros vem alcançando sucesso no PNAT, como é o caso do Anhembi DACAR. Além de ser destaque no programa, ele teve doses de sêmen distribuídas para os rebanhos colaboradores do PMGZ e para os rebanhos do PMGZ Comercial. Ele terá filhos nascendo em 2021, cuja avaliação de desmama ocorrerá em 2022 e a prova completa de filhos e filhas em 2023. A expectativa é de que ele seja um grande raçador do Nelore Mocho. Isso só confirma o Nelore DACAR como um dos grandes criatórios de Nelore Mocho do país.”

Paulo Ribeiro de Mendonça Filho
Pecuarista do Nelore Bonança de Paracatu/MG.

 

 “O touro Anhembi DACAR é um animal de ótima avaliação genética, DECA 1, iABCZ 18,49, além de apresentar a segunda melhor classificação da picanha (AOL) de todos os touros participantes do PNAT 2020. Foi uma ótima aquisição para o meu plantel e uma parceria importante que firmamos com o Nelore DACAR. Ele tem um excelente pedigree e tem contribuído com um choque de sangue nas minhas matrizes mochas, principalmente nas novas gerações que estão nascendo na fazenda.  Anhembi com certeza trará bons resultados e lucro à minha propriedade.”

William Koury Filho
BrazilcomZ

 

“Trabalhamos a seleção do rebanho com base na avaliação visual, utilizando o EPMURAS, nas avaliações intrarrebanho, nas avaliações genéticas pelo PMGZ e pela ANCP. E, dentro dos critérios do BoiComBula, selecionamos os animais tanto para uma pista mais produtiva, funcional e bem avaliada como para produzir touros para a pecuária de corte. Com isso, a DACAR é grande destaque em pista, competindo com animais produtivos, funcionais e equilibrados nas avaliações genéticas, além de produzir touros que trazem ganhos em produtividade para a pecuária comercial.”

Marcelo Muñoz
Cabaña Moxos de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia

 

“A senhora Dalila é muito conhecida e respeitada entre os criadores Nelore Mocho não só no Brasil, mas também na Bolívia. Ela vem promovendo e impulsionando a raça há muitos anos. É muito respeitada e admirada pelo seu trabalho de seleção e é um exemplo de dedicação, sacrifício, perseverança e constância pelo bem da raça. Não esqueçamos que o seu gado é o mais premiado dos últimos tempos. Isso é fruto de um trabalho muito bem realizado.”

 

Rolar para cima