Publicado em: Pecuária

Nome por trás do criatório Nelore Idalló e da estreante marca H7 (Haras Seven Horse), Samai Idalló investe em Uberaba (MG) e entra para o time das grandes empreendedoras apaixonadas que movem o agronegócio brasileiro

 

Foto Gustavo Miguel

 

Empresária, nelorista, criadora de cavalos, e agora até apresentadora de TV, Samai Idalló é a perfeita representação da força da mulher que sabe o que quer. Com apenas 32 anos, está traçando uma carreira de vitórias e conquistas que colocam seu nome entre as grandes representantes femininas do agronegócio. Não é para menos. Samai é apaixonada pela vida no campo e pela agropecuária, e tem a força realizadora de quem trabalha com o que ama.

É ela o nome por trás do criatório Nelore Idalló e do Haras Seven Horse, que em 2019 estreou brilhantemente na seleção do cavalo quarto de milha. Logo de início, a empresária investiu pesado no sonho de criar equinos e adquiriu exemplares de genética que são referência mundial. Entre os destaques está a égua Dee Whiz Girl (Whiz In Chex TPC x Starstruck Girl), premiada em primeiro lugar no Campeonato Mineiro de Rédeas, logo na estreia da marca H7 nas competições.

Dee Whiz Girl está sob os cuidados do conhecido treinador de rédeas Gilson Diniz Filho, que também está treinando outra égua do Haras Seven Horse, a First Night. Ela é filha do premiado One Time JR com Hope Question, e irmã do Campeão Potro do Futuro 2018, Fiat Best Chex. Elas são apenas alguns dos exemplos do investimento que Samai fez em seu sonho.

“A minha paixão por cavalos veio da infância e, inclusive, antecede o meu amor pelo gado. Desde criança eu queria ter um cavalo quarto de milha, e hoje, graças a muito trabalho, tenho o Haras Seven Horse, que abriga não apenas um, mas, vários exemplares da raça, todos com muita qualidade genética”, conta Samai.

Além de Dee Whiz Girl e First Night, o Haras Seven Horse também possui uma filha do mundialmente conhecido garanhão quarto de milha tríplice coroa nos Estados Unidos Spooks Gotta Whiz, a Spooks Prime Mil, e uma filha do maior reprodutor em atividade no momento segundo o Ranking da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) Gunner Boy, Oprah Gunner. São duas fêmeas de grande peso genético que também já estão sendo preparadas para competir.

“É o que há de melhor em genética da raça no mundo. Já começamos bem. O importante não é você ter muitos animais, mas sim ter qualidade, que é o que buscamos incansavelmente”, garante Samai. Para 2020, ela prevê muitas competições e premiações. A expectativa já é grande para participar da competição Derby ANCR 2020, promovida em Avaré (SP), em março.

Por conta do investimento na raça, Samai foi entrevistada no programa Zebu Para o Mundo, do Canal do Boi, da qual saiu com um convite para ser apresentadora convidada. Até junho, ela comanda o programa na companhia do apresentador Luiz Crosara, mostrando o melhor do agronegócio e da criação de cavalos.  

Nas gravações, ela conheceu um dos maiores criadores de cavalo crioulo do mundo, Turmo Schaffner, da Cabaña La Entrerriana, da Argentina, que a convidou para conhecer o criatório no país vizinho. A pecuarista foi, conheceu o trabalho, gravou o programa, e ainda voltou de lá com a perspectiva de firmar parceria para exportar a raça para o mundo todo. Como boa empreendedora que é, tem a habilidade de enxergar as oportunidades, e agora desbrava novas possibilidades. Sempre pensando em se superar como profissional e crescer como pessoa.

“Meu objetivo é sempre melhorar, crescer e evoluir, ganhando cada vez mais espaço. Sem medir esforços e investimentos. No nosso setor, adquirindo os animais certos, com manejo adequado e paixão pelo que se faz, não tem como errar”, sentencia Samai.

 

Nelore

Apesar dos projetos com os equinos, o amor da criadora pelo nelore não diminuiu. Nem os investimentos, que mostram resultados a cada dia. Em 2019, na Exposição Agropecuária de Uberlândia (MG), uma cria do Nelore Idalló foi destaque absoluto na pista: Fauzi FIV Idalló (Landau da Di Genio x Hodiria FIV FNT) foi consagrado Campeão Bezerro, com onze meses na época. Em 2020, o criatório completa três anos de seleção, e o trabalho continua a todo vapor. Para pista que abre o ano dos neloristas, a Expoinel Mineira, Samai vai levar uma novidade do criatório: Zafira (Elkro x Hodiria) uma novilha de 18 meses que “promete” grandes feitos, leva também o Munir (Alarme x Elegance 2) e Palácio (Alarme x RBB Noandha).

  “Temos o prazer de constatar que estamos sempre entre os melhores nas pistas que participamos. Esse sucesso é resultado de uma equipe focada e determinada, trabalhando de maneira muito sincronizada em prol de um objetivo em comum. E vamos continuar marcando presença. Esse ano, o Nelore Idalló estará com força total nas pistas de julgamento. Começaremos o ano com pé direito, levando cinco animais de qualidade excepcional para Expoinel Mineira, e depois queremos fazer também ExpoZebu e outros eventos importantes no país. Estamos com uma expectativa alta. Nossos animais estão mais bem preparados do que nunca”, garante a pecuarista.