Seguro pecuário:
um bem necessário

Afinal de contas, qual a importância do seguro pecuário e o que isso impacta na valorização dos animais?

 ntes da batida do martelo nos leilões é fundamental o cuidado com os animais. Exemplares com alto rendimento e beleza exuberante são os maiores chamativos para uma boa liquidez desses eventos. Com o passar dos anos, um item que vem ganhando destaque é o seguro pecuário voltado para o gado comercial e rebanhos puros que está sendo aderindo cada vez mais em todo o País. Mas afinal de contas, qual a importância do seguro pecuário e o que isso impacta na valorização dos animais?

De acordo com Karen Matieli, coordenadora de seguros rurais pela Sincor (SP), coordenadora de seguros rurais pela Abraleite e representante da Denner Seguro de Animais, a adesão tem sido maior durante períodos de crise, uma vez que os produtores querem garantir o retorno dos seus investimentos em genética, manejo e nutrição. “Não basta realizar um excelente trabalho de melhoramento genético se não existe proteção dos animais. É preciso pensar em tudo, até em casos de óbito, o que pode acontecer”, explica. 

Karen destaca que mesmo com o aumento da adesão do seguro, o que advém inclusive de incentivo do Governo Federal, por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), ainda é preciso desmitificar o assunto. “Trabalhamos com seguro pecuário desde 2006 e de lá para cá acompanhamos a necessidade do mercado e dos nossos clientes que são atendidos de maneira individualizada e personalizada. A proposta do seguro é assegurar a tranquilidade necessária sem preocupações com o seu patrimônio”, diz. 

Custo x benefício

Até pouco tempo os valores chegavam a assustar os pecuaristas. Muitas empresas chegavam a cobrar até 12% do valor de um animal. “Criamos soluções para cada cliente, seja para leite, corte, produção ou elite. Não é um gasto, mas sim um investimento” frisa a representante da Denner. 

Atualmente, a Denner Seguro de Animais oferece preços especiais a partir de 4,08% do valor do animal, considerada uma das melhores taxas do mercado. 

Incentivos

Diante da importância da proteção dos animais, o Governo Federal oferece aos pecuaristas o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Por meio da subvenção econômica ao prêmio do seguro rural, o Governo Federal apoia financeiramente os produtores que contratarem essa modalidade de garantia, arcando com 40% do total da apólice. As modalidades de seguro rural amparadas pelo PSR são agrícola, pecuária, florestas e aquícola. 

“O Governo custeia esse valor ao pecuarista e o restante, 60% pode ser dividido em até cinco vezes, o que contribui ainda mais ao cliente que adquirir a apólice. Lembrando que esse custeio é direcionado aos clientes que adquirem o seguro anualmente”, destaca. 

Em São Paulo, o pecuarista tem outro incentivo, o programa de subvenção estadual do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista. “Porém, é um pouco mais restrito o acesso já que culturas agrícolas tomam quase que 100% do montante destinado a esse seguro rural”, explica Karen.

Mas a Denner Seguro de Animais oferece também a apólice chamada de “Prazo curto” que pode ser adquirido para transportes dos animais de uma propriedade para outra. “Oferecemos essa opção de seguro para atender exatamente aqueles pecuaristas que precisam transportar animais de alto valor comercial. Geralmente, são utilizados em situações em que pecuarista adquire a carga em uma cidade e necessita levar para outra. É uma modalidade comumente utilizada nos dias de hoje”, completa. 

Entre os principais riscos cobertos pelo seguro está a morte decorrente de acidentes, doenças, picada de cobra, parto, aborto entre outros.

 

Pecuaria_Brasil_Denner_rodape
Rolar para cima